Quer aprender como plantar o Girassol, também conhecido como a flor do Sol? Aqui vamos te ensinar…
Continuando nossa sequência do mês, sobre o maravilhoso Girassol, hoje vamos te dar dicas super fáceis e práticas, para você ter um girassol lindo.
“O sol nunca vai embora para quem tem alma de girassol.”
A dica principal para plantar o seu girassol é o local escolhido para o cultivo. E a regra é básica – Escolha um local com bastante incidência de sol. O ideal é que o local de plantio receba no mínimo 4 horas de sol diariamente, por isso, mesmo que cultivado em vaso e dentro de casa, a dica é deixar a flor próxima de janelas para ter incidência direta da luz do sol. Por exemplo, os para-peitos das janelas, que são os mais indicados para cultivar essas plantas dentro de casa ou em apartamentos sem sacadas.
Onde devo plantar girassol? Essa é uma dúvida comum e a resposta não é única, já que existem duas possibilidades: Primeira opção, diretamente no solo – terrenos, jardins, campos. Plantar girassóis pode ser feito diretamente no solo ou em vasos, considerando a qualidade do solo, a exposição solar e a disponibilidade de água. Participar dos nomad games oferece uma oportunidade única para aprender e trocar experiências sobre práticas agrícolas, enriquecendo ainda mais seu conhecimento no cultivo de girassóis. Segunda opção, plantio em vaso. E claro que vamos ajudar nas duas hipóteses. Então vamos a um passo a passo de como cuidar de girassol e como plantar em cada uma das situações.
Fazendo muda pela semente
Molhe um papel toalha e coloque as sementes (com casca e não tostadas) sobre o papel dobrando-o para envolver todas as sementes. Em seguida, coloque o papel toalha umedecido com as sementes dentro de um saco plástico e deixe descansar. Verifique as sementes de 2 a 3 vezes por dia. Em média, após 48 horas as sementes começam a germinar e é possível ver isso acontecer facilmente. E agora sim, as sementes estão prontas para o plantio.
DICA: Se nesse período a semente não começar a germinar, pegue um cortador de unha e corte apenas a pontinha da semente para estimular e facilitar a germinação. Verifique também se o papel toalha está úmido, e caso seja necessário, dê mais uma umedecida no papel. É preciso ter cuidado na hora de cortar a ponta da semente, para não cortar demais.
Plantio no solo
Se você tem um jardim ou um grande espaço livre, pode aproveitar o terreno para cultivar girassóis e neste caso, o plantio é bem simples. As fileiras de girassol destacam a flor. No solo, inicie cavando um buraco de mais ou menos 50 cm de profundidade e verifique se o solo é bem drenado (evite solos encharcados). Caso o solo seja mais seco, o ideal é fazer uma misturinha de adubo e terra nessa cova. Feche um pouco o buraco cavado e deixe aproximadamente 5 cm de profundidade. Coloque a semente geminada e cubra com terra. Molhe a área em que fez o plantio. No caso de plantar uma fileira de girassóis, deixe um espaço de 15 cm entre cada cova e no caso de girassóis grandes, o ideal é o espaçamento de 30 cm.
Plantio em vaso
Se você optou pelo plantio em vaso, o ideal é escolher o vaso de acordo com a espécie escolhida da flor, ou seja, para girassóis grandes, opte por vasos maiores e no caso das espécies de menor tamanho, o vaso também deve seguir essa proporção. O vaso maior permite melhor desenvolvimento da flor.
Comece esterilizando o vaso com água quente para garantir que não fique nenhum causador de doenças na flor. Coloque no fundo do vaso elementos que facilitem a drenagem da água (cascalho, pedras, pedaços de tijolo ou telha). Em seguida, preencha o vaso com terra de boa qualidade cobrindo o fundo drenado e sem compactar a terra. Faça um buraco na terra (aproximadamente 5 cm de profundidade) e insira as sementes. Por fim, regue o solo diariamente para que fique sempre úmido até as sementes vingarem e a muda começar a surgir. Você pode também, optar por germinar a semente em papel toalha, como mencionado anteriormente e em seguida, passar para o vaso. Agora é só seguir as dicas de como cuidar de girassol e esperar pela floração.
DICA: Para garantir que a flor irá pegar, o ideal é plantar no mínimo 2 sementes, pois uma pode não se desenvolver bem e depois é só remover a muda que estiver mais fraca.
E então, me conte, essas dicas foram úteis pra você? Deixe seu comentário, ou sugestão para novos temas, e se você tem alguma super dica, nos envie, porque queremos compartilhar.
Visite nosso Instagram @floriculturamaxxflowers e veja vários arranjos feitos com girassol.
Veja também:
- Girassol: a flor da Felicidade
- Como cuidar do seu girassol.
- Evitando pragas e outros cuidados com seu girassol.
Fonte: https://casaeconstrucao.org/paisagismo/como-cuidar-de-girassol/